Reiki: o que é e o que esperar

O que é Reiki?

O Reiki é uma técnica de transferência de energia corporal desenvolvida no  Japão que destina-se a promover a cura, o bem estar e o equilíbrio geral do indivíduo. Comecei a ter contato com o Reiki há alguns anos e o incorporei à minha vida de tal forma que está nos meus planos fazer um curso de Reiki e dedicar mais tempo a essa atividade, e não me vejo mais vivendo sem ele.

Aprender reikiO que esperar de uma sessão de Reiki?

Não existe uma sessão de reiki típica, ou um protocolo de procedimentos ou duração determinada. O Reiki pode ser aplicado por quem quer que seja que possua treinamento adequado para fazê-lo; um mestre habilitado, um profissional de saúde, uma pessoa próxima ou até mesmo aquele que vai recebê-lo aplicando em si mesmo. Da mesma forma não existe regra que determine um local específico para a prática. Embora um local tranquilo e silencioso seja recomendável, o Reiki pode ser aplicado em virtualmente qualquer lugar, em qualquer circunstância, em paralelo com qualquer outra atividade ocorrendo próxima, e pode trazer conforto e alívio tanto na mais emergencial das situações quanto em desconfortos corriqueiros.

Tendo sido este ponto esclarecido, vamos nos aprofundar aqui sobre o que esperar em uma sessão de aplicação de Reiki que inclua um aplicador e um recebedor, sendo o ministrante alguém que tenha ao menos o treinamento básico.

É importante para garantir que você tenha o máximo proveito da experiência que você se preocupe em escolher um praticante, profissional ou não, com quem você se sinta totalmente à vontade e com quem sinta compatibilidade. Um profissional da área vai oferecer prática mas não necessariamente tal compatibilidade, enquanto uma pessoa de suas relações pode oferecer o oposto. Cabe a você avaliar qual situação vai te deixar mais confortável. É interessante pensar em alguém capaz de descrever os detalhes do processo e estruturação da sessão de forma clara para que você tenha uma noção realista do que esperar. Se você não tem experiência com o processo esse feedback do praticante pode te ajudar a relaxar e entrar no clima necessário para que a sessão tenha o máximo rendimento possível.

Qual o local mais adequado?

O melhor local possível conforme já foi dito é um cômodo tão silencioso quanto possível. Um bom profissional de Reiki geralmente tem um local nesses moldes ou vai procurar um em sua casa se atendê-lo em seu domicílio. Em lugar do silêncio absoluto muitas vezes o profissional e o recebedor preferem uma música suave e instrumental, também considerada um bom elemento na prática do Reiki.

Embora conforme já foi dito não exista uma sessão de tamanho típico para a prática do Reiki, em geral sessões em ambiente doméstico costumam durar mais que as aplicadas em ambientes de saúde como hospitais, clínicas e sanatórios por exemplo. Enquanto as sessões domésticas podem levar até uma hora e meia de duração, em geral as sessões em ambientes médicos se restringem a alguns minutos, normalmente não excedendo 20 minutos.

Há algum procedimento introdutório?

Alguns praticantes tem uma conduta específica para introdução à sessão, mas considerando que o Reiki nasceu como uma prática empírica antes de se tornar uma prática medicinal muitos praticantes adotam uma conduta mais informal para as sessões. Em geral o praticante vai explicar o processo e perguntar se você tem necessidades específicas ou expectativas. É importante ser claro ao comunicar ao praticante o que você espera do processo, qual a sua situação médica atual ou se você tem alguma sensibilidade específica em alguma área corporal. Tradicionalmente uma sessão de reiki consiste em um recebedor em posição confortável em uma cama ou cadeira, recebendo Reiki do praticante através de toques leves das mãos nos locais em que for necessário. Atenção específica aos membros pode ser dada caso haja motivo para tal, como um problema localizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *